Notícias

Espanha: 24 detidos por viciação de resultados

Espanha: 24 detidos por viciação de resultados

2018-02-20

Investigação relativa a jogos da II B e da III divisão.

A polícia espanhola deteve 24 pessoas, incluindo seis jogadores, por envolvimento numa operação de manipulação de resultados em jogos da II divisão B e da III divisão, respetivamente terceiro e quarto escalões do futebol em Espanha.

O caso diz respeito a partidas efetuadas durante a temporada 2016/17 e a atual.

Segundo a agência noticiosa EFE, a operação seria liderada por dois ex-futebolistas, com o objetivo de convencer jogadores no ativo a forçarem lances como grandes penalidades ou cantos.

As detenções verificaram-se nas regiões de Barcelona, Albacete e Badajoz. Segundo fontes próximas da investigação, a rede de manipulação de resultados seria sediada numa empresa de apostas 'online' na China.

É a segunda vez em menos de um ano que a polícia espanhola atua perante delitos de manipulação de resultados, depois de em abril de 2017 ter detido o treinador do Eldense e um responsável de um grupo italiano de investidores por suspeitas sobre o jogo da 'segunda B', que o clube de Alicante perdeu por 12-0 perante o Barcelona B.

O Sindicato dos Jogadores alerta os seus associados para os perigos associados a este tipo de atividades, e encoraja a denúncia de quaisquer abordagens suspeitas através da plataforma disponibilizada online, em parceria com a FPF, AQUI.