Notícias

Sensibilização sobre match-fixing em oito clubes de futsal

Sensibilização sobre match-fixing em oito clubes de futsal

2018-01-11

João Oliveira e Rute Soares alertaram os jogadores para os perigos associados a esta prática.

As ações de formação de combate ao match-fixing, no âmbito do plano de formação “Integridade no Futebol”, promovido pelo Sindicato dos Jogadores e pela Federação Portuguesa de Futebol, chegaram ao futsal.

Depois do anúncio da monitorização da Sportradar nos jogos da Liga Sport Zone, os oito emblemas participantes na Taça da Liga de Futsal (Benfica, Pinheirense, Sporting, Futsal Azeméis, Braga/AAUM, Modicus, Belenenses e AD Fundão) receberam, esta qsemana, sessões de esclarecimento sobre a luta contra a viciação de resultados desportivos. João Oliveira, responsável pelo gabinete jurídico do Sindicato dos Jogadores e especialista na matéria do combate à viciação de resultados, e Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF, assumiram o ato formativo nas várias sessões.

O objetivo é claro: alertar e dotar os jogadores de conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponibilizada online e onde os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens suspeitas.

João Oliveira, responsável pelo Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jogadores, destacou o papel de sensibilização da ação: "É um projeto estrutural de apoio e sensibilização ao jogador perante esta realidade que está a afetar o futebol. Faz todo o sentido que o projeto "Deixa-te de joguinhos" chegue aqui também. Sentimos que fazemos realmente a diferença nesta matéria, pois trazemos uma mensagem importante para os jogadores e para a sua atividade", assinalou.

Rute Soares, em declarações a FPF360, destaca a importância desta intervenção também no futsal: "A razão pela qual decidimos alargar este programa a todos os clubes de futsal é que o match-fixing não tem um destinatário específico. Torna-se muito importante passar a mensagem a todos os agentes desportivos envolvidos para que todos estejam alertados dos perigos e das consequências subjacentes a estas práticas", sublinhou.

A Integrity Officer UEFA/FPF também salientou que "o objetivo é passar a mensagem a todos os clubes da Liga Sport Zone": "Ainda vejo alguma surpresa e desconhecimento nos jogadores e creio que é com estas ações de sensibilização que os conseguimos ajudar", disse.

Foto: André Sanano/FPF.

Veja o vídeo AQUI.