CARACTERIZAÇÃO

DEFINIÇÃO

Match fixing é a expressão que define a prática de combinar resultados desportivos, com vista a obter prémios desportivos ou quantias provenientes de apostas a dinheiro. Neste último caso, a tentativa é a de forjar um resultado ou uma determinada ocorrência no tempo útil de jogo, por forma a vencer uma aposta previamente estabelecida. Com esse propósito, são os jogadores ou os árbitros os elos chave na execução desse esquema, por meio de um ou vários subornos (monetários ou de outra espécie).


CONTEXTO


Desde há cinco anos, várias entidades oficiais (FIFPro, UEFA, Interpol, FIFA, Transparency International, entre outras) têm debatido e anunciado medidas contra a prática do match fixing. É um problema crescente com diversas ocorrências registadas no Ocidente, nomeadamente nos campeonatos turco, suíço, alemão e de outras zonas do leste europeu.
O match fixing é considerado um perigo real para o futuro competitivo e da integridade desportiva do futebol profissional, daí que, em 2011, a FIFA tenha financiado a Interpol em 20 milhões de euros para descortinar práticas do fenómeno ilegal.
O mercado das apostas sofreu uma transformação profunda com a revolução tecnológica: actualmente, são movimentados 530 mil milhões de euros anuais. A margem de lucro desta forma de corrupção é, por isso, avassaladora. Não admira, portanto, que o Conselho Europeu tenha anunciado, recentemente, 49 medidas e recomendações concretas para combater a prática do match fixing.
No início de 2013, a Europol revelou os resultados de uma investigação ocorrida nos dois anos anteriores. A Operação VETO descobriu diversos grupos asiáticos, compostos por um total de 425 indivíduos (“agentes”), que se movimentam em muitas das competições da FIFA, entre as quais o Campeonato do Mundo de sub-17, Mundial de sub-20 e o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino.
Recentemente, desencadeou-se em Portugal a Operação “Jogo Duplo”, que levou à detenção de jogadores e dirigentes de clubes da Segunda Liga.
Além de considerar a prática condenável dado o seu teor ilegítimo de obtenção de rendimentos, o SJPF e a FPF  acreditam que a espontaneidade no futebol é o que lhe dá beleza, emoção e espectáculo. Combinar o resultado final de antemão estraga tudo aquilo que representa a prática futebolística e o espírito desportivo.

PROMOTORES

> SJPF

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol é uma associação cuja principal missão é defender os interesses individuais e colectivos dos atletas. Desenvolve diversas actividades e disponibiliza múltiplos serviços de apoio e assistência aos associados.
O SJPF tem desenvolvido diversas acções de responsabilidade social com a participação activa de jogadores de futebol e dos meios de comunicação social.
O SJPF é o membro Português do sindicato dos jogadores mundiais FIFPro, que conta com mais de 55.000 jogadores de futebol divididos por 40 associações nacionais de jogadores como membros.

> FPF

A Federação Portuguesa de Futebol é o órgão máximo da modalidade em Portugal e o seu presidente integra o Comité Executivo da UEFA. Portugal é ainda campeão europeu de selecções, assumindo por isso uma responsabilidade maior na comunidade. Finalmente, a FPF definiu como prioridade a integridade das competições e o combate aos resultados combinados.


PARCEIROS

> FIFPRO

“Don’t Fix It” é um programa de prevenção e de educação, que visa combater a viciação de resultados no futebol. É um projecto promovido pela FIFPro, em cooperação estreita com a Universidade de Birkbeck e a UEFA.


> UEFA

O grupo de trabalho da UEFA dedicado à viciação de resultados tem reforçado o seu apelo para a inclusão de sanções penais contra a fraude desportiva na legislação paneuropeia.


> SPORTRADAR

A Sportradar é uma empresa líder na recolha e análise de estatística desportiva e ocupa uma posição única na interseção entre Desporto, órgãos de comunicação social e a indústria de apostas. A Sportradar monitoriza ainda, desde o dia 1 de janeiro de 2017, todas as competições da Federação Portuguesa de Futebol, utilizando o Sistema de Deteção de Fraude.


SLOGAN

Por forma a captar maior atenção sobre a campanha de prevenção contra o fenómeno do match fixing, o SJPF e a FPF optaram por selecionar um slogan representativo e facilmente identificável da ação: "Deixa-te de Joguinhos."