Notícias

“Integridade no Futebol” completa primeira fase do ciclo formativo

“Integridade no Futebol” completa primeira fase do ciclo formativo

2018-10-03

Plantéis do CD Mafra e SC Farense foram sensibilizados para o combate ao match-fixing.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jogadores e a Liga Portugal promoveram estas terça e quarta-feira ações de formação no âmbito do programa "Integridade no Futebol", junto dos plantéis do CD Mafra e do SC Farense, respetivamente.

Através desta iniciativa com os emblemas que asseguraram a presença nos campeonatos profissionais esta temporada (2018/2019), ficou completo o ciclo de formação iniciado ainda em 2017/2018 e que passou pelos(as) 33 clubes/sociedades desportivas que integraram a Liga NOS e a LEDMAN LigaPro na última época. O objetivo foi combater eventuais atos de corrupção no âmbito do chamado match fixing (resultados combinados).

Rute Soares, Integrity Officer FPF, João Oliveira, responsável pelo Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jogadores, e João Martins, Diretor Executivo da Liga Portugal, assumiram o ato formativo.

É intenção da FPF, do Sindicato e da Liga Portugal alertar e dotar os jogadores com conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponibilizada online pelas três entidades, e onde os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens suspeitas.

A plataforma está disponível AQUI.

SC Olhanense também alertado para o “match fixing”
Ainda no âmbito do combate aos resultados combinados, os responsáveis da FPF (Rute Soares) e do Sindicato dos Jogadores (João Oliveira) por esta ação de sensibilização junto dos emblemas portugueses tiveram ainda a possibilidade de elucidar os jogadores do SC Olhanense (Campeonato de Portugal) sobre este fenómeno global.

Foto: Liga Portugal.